quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONHECIMENTO E MATURIDADE


PR. JOEL PEDRO
 
MEDITANDO NA PALAVRA
O Conhecimento é o alicerce para que em tudo possamos adquirir crescimento e com ele atingir a maturidade. Quem estaciona na busca do conhecimento se assemelha a um dicionário que com o tempo tornou-se obsoleto por falta de atualização. 
Em tudo é necessário o crescimento, e o caminhar com maturidade nos permite estar atentos as mudanças que ocorrem ao nosso redor; para que com sabedoria possamos sempre assimilar o que é bom e desviar nossos passos dos maus caminhos.
Da mesma forma que nossa formação acadêmica precisa sempre estar ascendendo a sólidos conhecimentos, a fim de vencermos as concorrências do saber, e desta forma conseguirmos estabilidade no mercado profissional, nossa vida espiritual também precisa ser fortalecida com conhecimento, comunhão, louvor e adoração ao nosso Deus.
 
Enquanto naquele nos dedicamos a obter títulos e diplomas, nesta devemos nos dedicar a estreitar ainda mais a proximidade com o Senhor Jesus que nutre amor imensurável pela vida de cada um de nós.
Em comparação, a falta de conhecimento secular nos leva a uma vida de estagnação intelectual e a falta de conhecimento da Palavra de Deus leva o povo a um perecer, a um padecer, a um estar vulnerável nas mãos do inimigo, tal como nos diz a Palavra:
 
“Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento”(Is 5.13)
 
Vale dizer no entanto, que acumular conhecimento (letras) sem colocá-los em prática, sem usá-los, sem experimentar da vivência do Evangelho e da comunhão com o Espírito Santo, faz de cada um de nós, meros repetidores sem conteúdo, simples arquivos armazenadores em um tipo de Pen Drive religioso que inerte no fundo de uma gaveta fica sem valor algum. 
Conhecimento leva ao crescimento e este pela perseverança na fé, à Maturidade Espiritual que deve ser o objetivo de cada um de nós. E é justamente a maturidade espiritual que nos leva a ter um amor verdadeiro pelas vidas, a ter paciência com aqueles que ainda têm muita jornada a percorrer na caminhada do crescimento. 
Afinal, lembre-se que um dia você também, ainda era um aprendiz, um discipulando, um neófito. A Maturidade Espiritual é sempre observada naqueles momentos difíceis, naquelas situações ruins e delicadas pelas quais passamos. Os que a tem, se mantém serenamente mergulhados em total controle de equilíbrio e de postura, os que não a tem, atolam suas vidas no desespero e na angústia. 
Uma Vida é Muito Valiosa! E para Deus, uma vida vale muito mais que o valor do mundo! Maturidade reúne conhecimento, constância no crescimento, amor, paciência, tolerância com as limitações do nosso próximo e sobretudo uma profunda dedicação no ajudar àqueles que vivam em dificuldades.
 
Certa vez li uma frase que acho oportuno transcrevê-la, a ela fiz alguns acréscimos, vejamos então: “Enquanto milhares de evangélicosse deliciam egoisticamente com os manjares da salvação, milhões de almas jazem na ilusãodas falsas doutrinas e outras ilusões que o inimigo habilmente cria como as drogas, o álcool, etc.”
 
Que possamos ter maturidade ao ponto de ver estas vidas com olhos de amor, amor que não admite vê-las ficar pelo caminho, ficarem à margem da salvação, ou na realidade do “quase fui salvo !” 
Devemos almejar a nossa salvação, e procurar estruturá-la dia após dia; mas também, devemos nos dedicar pela salvação daqueles por quem Jesus também é simplesmente apaixonado. Ele morreu por mim, por você e por eles também,
Pense nisto!
 
Que Deus possa lhe permitir sabedoria que lhe insira no processo de conhecimento dentro de um constante crescimento que lhe fará ser maduro espiritualmente.
 
DEUS TE ABENÇOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário