quarta-feira, 8 de junho de 2011

MINISTÉRIO PASTORAL


PROFISSÃO "PASTOR "?
PR. TIMOFEI DIACOV
E Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Ef 4:11).

Vez por outra, somos contestados por determinadas seitas, dizendo que a igreja não precisa de pastor, que pastor é somente Jesus Cristo. Talvez em suas Bíblias esta palavra não exista: Em I Pedro 5:4: diz que Jesus é o Sumo Pastor. Ora se Ele é Sumo entende-se que há outros pastores subordinados a Ele. Jeremias 3:15 diz: “Dar-vos ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”. E no capítulo 23; 4, diz: “Levantarei sobre elas pastores que as apascente, e elas jamais temerão, nem se espantarão; e nenhuma delas faltará, diz o Senhor”. Diante destas passagens bíblicas, poderá alguém contestar a veracidade de se usar nas igrejas pastores? Ora se a Bíblia chama os seguidores de Jesus de ovelhas, como ficarão as ovelhas, se não houver pastores? Portanto, pastor é bíblico.
Qual é a qualidade que a Bíblia exige dos pastores? A resposta está em I Timóteo 3; 1ª 7: Que sejam maridos de uma só mulher; que governe bem a sua casa; que tenham seus filhos em sujeição; que sejam aptos para ensinar; que usem de linguagem sadia; que tenham bom testemunho dos que os rodeiam. Ora, uma vez que Jesus ama as Suas ovelhas, quer que os pastores amem também as que apascentam. Além disto, convém aos verdadeiros pastores não serem contenciosos, mas mestres do bem, e exemplos para as ovelhas; é claro que não existem pastores perfeitos, mas homens amadurecidos. Se todos eles preencherem estes requisitos, e outros, sem dúvida alcançarão graça do Senhor e a recompensa. Sabemos que não é tarefa fácil cuidar de pessoas, mas é recompensadora; pois o obreiro conta com a presença e ajuda do Senhor. Teria o Senhor Jesus instituído um chefe sobre as suas ovelhas, isto é, um homem que as apascentasse universalmente, ou seja, um Papa? Ora, as ovelhas precisam ser conhecidas de seu pastor; e amadas por ele. Esta qualidade só a encontramos em Jesus.
Nós, na qualidade de pastores, se apascentamos uma igreja de 200 ovelhas, encontramos dificuldades em conhecê-las todas; como poderíamos conhecer todas, as do mundo inteiro? O apóstolo Pedro não recebeu a tarefa de apascentar ovelhas desta maneira, ou seja, as do mundo inteiro; e nem teve a promessa de que teria os seus sucessores, como determinados teólogos interpretam. Como já vimos em I Pedro 5, Pedro considera só a Jesus o Supremo Pastor, e os futuros pastores, todos eles dependentes deste Pastor Supremo. A Bíblia adverte as igrejas do que diz Isaias 56:10e11 “Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte”. Nenhuma igreja deve convidar um pastor, sem primeiro buscar a direção de Deus com muita oração, para evitar acontecer que recebam pessoas que não tenham as qualidades bíblicas, e que não sejam assim como o texto supracitado diz.
Deus quer e recomenda que os verdadeiros pastores não sejam privados de um sustento digno; e Paulo em I Cor 9:9e10 diz: “Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante”. E no versículo 14 diz Paulo: “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho”. Concluindo esta mensagem, vimos que ser pastor faz parte tanto do Velho como do Novo Testamento; e que os pastores devem viver do evangelho, ou seja, os que dão todo o seu tempo à igreja; e também a Bíblia diz que as ovelhas de Cristo devem amar aos seus pastores, para que façam a obra não gemendo, porque isso não seria proveitoso para a igreja; veja em Heb13: 17. Você prezado leitor, é ovelha de Cristo? Está orando pelo seu pastor? Está obedecendo a palavra de Deus, no que se refere a este assunto? Então aceite os nossos parabéns! E que esta mensagem seja para homenagear todos os verdadeiros pastores no seu dia.
E que Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário